domingo, 13 de fevereiro de 2011

Xingu Vivo - Curitiba - 12 de fevereiro de 2011


Participamos do ato em defesa do Rio Xingu e de seus habitantes, organizado por Catherine G. Ribeiro, Rafaela Travensolli e Guilherme Costa, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Este ato significou uma grande celebração pela floresta intacta, pelo espírito dos pássaros e das fontes de água límpida, e pelo espírito da Terra presente em todos nós, conforme intenção dos organizadores.

Com música, dança, pintura corporal e distribuição de comidas vegetarianas, os participantes se manifestaram contra a construção da Usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, no estado do Pará.

Esta é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e vem sendo alvo de manifestações contrárias à sua construção, intensificadas a partir de fevereiro de 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.

Com custo previsto em R$ 19 bilhões, esta obra além de desalojar mais de 20 mil pessoas só em Altamira, afetará também todas as comunidades indígenas da região. Formará um lago de cerca de 600 km², alagando florestas com altíssima riqueza de biodiversidade, causando a morte de centenas de espécies de animais aumentando, ainda mais, o desequilíbrio ambiental.

Mais detalhes podem ser obtidos no site: http://www.xinguvivo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário